sábado

O Tambor de crioula



Patrimônio do povo brasileiro
O tambor-de-crioula é uma manifestação cultural de raízes afro-brasileiras típica do Maranhão. Dela participam coureiras, que são as dançarinas, os tocadores e os cantadores.
Praticado em louvor a São Benedito, padroeiro da manifestação, o tambor-de-crioula é marcado pela alegria, sensualidade e descontração. Pode ser visto em qualquer época do ano, mas principalmente no carnaval e São João, quando os grupos ganham os terreiros, ruas e praças.
As origens da festa se perdem no tempo. Mas pode-se afirmar que está ligado a cultos lúdico-religiosos praticados por africanos e seus descendentes, como forma de lazer e resistência à opressão imposta pelo regime escravocrata.
Em 2007, num reconhecimento ao valor cultural dessa tradição e importância da sua preservação para as gerações futuras, o tambor-de-crioula foi reconhecido pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Imaterial Brasileiro.

texto: Wilson Marques

Um comentário:

  1. Boa tarde!!
    Estou realizando um almanaque com meus alunos do 8 ano da rede municipal de São Luís sobre patrimônio cultural material e imaterial e, gostei muito da forma que fala da cultura e dos desenhos. Quero saber se tens como autorizar o uso das imagens, pois não conseguimos imagens gratuitas na internet.
    Desde de já, obrigada.

    ResponderExcluir

Seguidores